Universidade Trade

5 Passos para você alcançar a sua consistência

Por Fortuwise
5 Passos para você alcançar a sua consistência

 

Disciplina

Auto-disciplina é simplesmente um técnica mental para ficar focalizado naquilo que você precisa aprender e fazer para alcançar seus objetivos. Mantenha na sua cabeça que você não pode controlar fisicamente os mercados, você só pode aprender a controlar a sua percepção dos mercados para partilhar com ele o maior grau da realidade (com o menor grau possível de distorção) com todo mundo que está participando ou tem o potencial de participar. Quanto mais sofisticado você se tronar como operador, mais você vai realizar que operar é completamente mental. Não é você contra o mercado, é só você. Todos os outros operadores participando para fazer o mercado dar a você a oportunidade de fazer dinheiro das suas próprias divergências sobre o futuro. 
 


Conceitos importantes: 
 
O mercado não é responsável pelo que você percebe, ou pelo que você faz. Essa responsabilidade cabe exclusiva mente a você. 
 
O mercado não lhe deve nada. Se você perdeu dinheiro no passado operando, foi por culpa sua. Você precisa operar sem medo, que gera uma série de limitações para você. O medo te lembra do passado. Não vamos olhar para o passado, olhemos para o futuro do mercado. Também não devemos ser totalmente desmedidos. Precisamos Ter é uma dose equilibrada e auto-confiança, mas sem exageros. 
 
Não adianta ganhar um monte de dinheiro se você não souber guardá-lo. Lembre-se que uma operação mal-sucedida pode levar todo seu dinheiro. 
 
Você vai provavelmente devolver seus lucros para o mercado se você não seguir suas regras. As suas regras provavelmente vão mudar ao longo do tempo. Muitas pessoas não gostam de criar regras porque acham que elas não podem ser mudadas. Você precisa aprender as regras que estabeleceu para elas se tornem parte da sua natureza. 
 

 

Passo 1 – Lidando com perdas 
 
Regra 1 

Predefina o que é uma perda para cada operação. Predefinir significa determinar como o mercado precisa parecer ou o que o mercado precisa fazer para lhe dizer que a posição não representa mais uma oportunidade, pelo menos para o prazo de tempo das suas operações. Aceitar a inevitabilidade de uma perda é uma habilidade obrigatória para  operadores. Há dois componentes para adquirir essa habilidade.

Primeiro você precisa entender porque é essencial confrontar a possibilidade de uma perda. Se você não fizer isso, você irá gerar medo. Quando você realmente entender esse conceito, será impossível para você operar da perspectiva antiga de não aceitar perdas. Segundo será a sua disposição para mudar a sua definição do que perdas significam. “Perdas não nos diminuem como pessoas”. Tornando a zerada de uma posição perdedora uma função automática no seu estilo de operar, deixará você psicologicamente pronto para aproveitar a próxima oportunidade assim que ela surgir, mesmo que seja na mesma direção da operação que você abandonou. 
 

Regra 2 
Deixe suas operação perdedora assim que você perceber que ela existe. Quando as perdas são predefinidas e stopadas sem hesitação, não haverá nada para considerar, pesar, julgar, ou seja, sem nada para atiçar a sua tentação. Se você não aciona seu stop e o mercado piora para o seu lado, você entra num ciclo de dor. “Poxa, poderia de zerado antes, agora acho que vou esperar para dar uma subidinha para raquetar.”, mas a subidinha não vem e você se lamenta e pune. Nesse momento você está pronto para cometer uma série de erros de operação ou análise de mercado, porque você já está contaminado pelo medo de errar novamente. 

 

Passo 2 – Tornando-se um especialista em apenas um só comportamento de mercado 

Porque há tanta informação e porque muito da informação é conflitante, o operador iniciante precisa limitar o sua percepção da informação de mercado que ele está exposto. Mais não é melhor, mais só cria confusão e sobre carga que vai levar a perdas. Você precisa começar devagar e crescendo gradualmente a quantidade de informação que você analisa.  
 
Se você está olhando para diversos mercados ou já operando eles, e você não está tendo o sucesso que deseja, então eu iria sugerir que você escolhesse um ou dois pares para operar. O foco tem que ser na qualidade e não na quantidade.
 
 

Passo 3 – Aprender a executar um trading system sem hesitação 

Para ser capaz de executar um trading system apropriadamente, você terá que incorporar dois conceitos – pensar em termos de probabilidade e correlacionar os números ou a mecânica do seu sistema ao seu comportamento.  

 

Passo 4 – Aprendendo a pensar em termos de probabilidade 
“O mercado não pode ir abaixo de determinado preço”. Se você comprou baseado nesse conceito restritivo, basta um operador vender abaixo dele para seu argumento ir por água abaixo. No mercado não pontos concretos. Nada é impossível. 
 
Uma série de perguntas pode lhe ajudar a mantê-lo focalizado no “agora”, deixando que você flua junto com o mercado e possa extrair a verdade dele. 


 

  • O que o mercado está lhe dizendo agora?
  • Como está a tendência do mercado?
  • A tendência está enfraquecendo ou esse é uma retração normal?
  • Qual é o risco de entrar em uma posição nesse momento?
  • Existe suficiente potencial para um movimento de mercado que faça valer o risco corrido? 


 
Nós nunca poderemos dizer o que as pessoas farão, mas podemos determinar o que eles provavelmente farão se uma série de coisas acontecer. “Será que essa nova mínima é suficiente para que muitos comprados saiam de suas posições?”. “Existe a possibilidade de novos vendidos entrarem no mercado neste momento?”. Para que essa operação continue sendo válida, para onde o preço não pode ir. Você precisa olhar o mercado como se você não estivesse numa operação. Essa perspectiva lhe dará a liberdade para agir em função da situação, em vez de hesitar e ter esperança de que o mercado fará você estar certo. O mercado não faz você estar certo. Você faz você mesmo estar certo. 
 
 

Passo 5 – Aprendendo a ser objetivo 

Para interagir com o mercado de forma objetiva, precisamos eliminar a expectativas que temos em relação ao mercado e em relação ao nosso próprio comportamento, mensurando probabilidades que não estejam “comprometidas”. 

 

 

 

Veja também: A psicologia completo do trader

Voltar
Aguarde..