Universidade Trade

Limitando Perdas

Por Fortuwise
Limitando Perdas

 

É muito comum ouvirmos sobre a importância da disciplina e do controle emocional, na hora de fazer trades. Sem esses fatores, rapidamente chega-se a grandes prejuízos e, inevitavelmente, a frustrações que, se não forem identificadas e "tratadas", levam a prejuízos ainda maiores. Muitos se falam em uma boa estratégia que nós da Fortuwise já temos, mas a maioria esquece de detalhes importantes que acabam influenciando negativamente nos resultados dos trades:

 

1) "Vou vencer o mercado": Não, ninguém vence o mercado. Nem os grandes players. Sempre haverá alguém maior do que você para bater/tomar suas ordens, não importa o tamanho delas. Sempre aparecerá alguém para "raspar" a pedra e te deixar numa situação bem complicada.

 

2) "Vou me vingar": Não, não vai. Não há ninguém que tenha conseguido se vingar de um revés, de uma perda. Aumentar posição para tentar intimidar o mercado só levará a prejuízos ainda maiores. Portanto, operação foi na contramão, é pra sair logo.

 

3) "Vou acompanhar os grandes": Não, não vai. Não há como saber o que os grandes estão fazendo e qual a estratégia de operação deles. Uma ordem gigantesca pode ser um blefe, pode ser a zeração de uma posição, pode ser alguém tentando "puxar" o mercado

 

A menos que você seja um cara "fora da curva" nos trades, é importante ter a consciência de seu tamanho diante do mercado. Se não temos capital para "puxar" o mercado a nosso favor, resta-nos somente tentar identificar tendências e decidir se vamos a favor ou contra ela, assumindo os riscos que cada decisão demanda. E, na minha opinião, há um fator importantíssimo na nossa sobrevivência num mar repleto de tubarões: limitar perdas.

 

Ao abrir uma posição, há que se ter a consciência de que TUDO pode dar errado. A maioria dos traders sequer considera essa possibilidade, embora ela seja potencialmente grande. Se isso acontecer, você está preparado financeira e emocionalmente para perder a ordem que entrou?

 

Essa pergunta só pode ter uma resposta: SIM. Você tem que estar disposto a perder o que colocou na mesa. Essa perda não pode jamais afetar o seu emocional. Tem que saber perder sorrindo e ter a certeza de que "não vai me fazer falta". Abrir posições onde a perda "machuca" o bolso leva a maioria ao desespero e a tentar, inutilmente, abrir posições ainda maiores na esperança de recuperar o que perdeu. Não! Ninguém recupera o que perdeu. Perdeu, está perdido. Parte pra outra. Por isso, a grande importância de apostar o que se sente confortável perder. Ninguém gosta de perder, mas no mercado, é a única certeza que temos: uma dia, a gente perde.

 

Aprendi, da pior forma a ter disciplina e controle de risco nos trades. Depois de devolver todo o lucro obtido em 2 anos de operações estruturadas, percebi que era hora de parar e mudar as coisas. Não estava disposto a colocar meu patrimônio e dinheiro suado do trabalho para girar e perder. Fui obrigado a rever minha gestão de risco e decidi que daquele dia em diante, limitaria minhas perdas a um valor mensal que não me fizesse a menor falta. 

 

Os lucros JAMAIS são utilizados para aumentar o valor a ser arriscado. Quando as perdas atingem o limite, não opero mais no mês. Aproveito o tempo para estudar, rever os erros e aprimorar ainda mais a nossa estratégia. Com isso, abro posições em algum trade com tranquilidade, pois sei que o valor perdido caso tudo dê errado, não vai me abalar financeiramente. Desta forma, perder passou a ferir apenas o ego, mas a "raiva" passa logo. Fico no trade tranquilo! Sem tranquilidade, operamos por emoção e quem opera por emoção, compra no topo e vende no fundo.

 

 

 

Veja também: 5 passos para você alcançar a consistência

Voltar
Aguarde..