Universidade Trade

Porquê precisamos aprender a nos adaptar

Por Fortuwise
Porquê precisamos aprender a nos adaptar

 

Existe um relação direta ente a nossa habilidade em se adaptar a condições ambientais mutantes e o nível de satisfação que sentimos na nossa vida. Adaptar-se às mudanças ocorridas no ambiente externo implica que nós estamos mudando a nós mesmos na medida que aprendemos mais e mais sobre o que o ambiente tem a nos oferecer em termos de distinções sobre a sua natureza. Quanto mais distinções pudermos fazer entre os vários componentes do ambiente e como eles agem como uma força em sobre o outro, mais informação torna-se disponível para nós através da nossa percepção. 
 


Sucesso, confiança e satisfação são sinônimos. Eles nascem um do outro e perpetuam um ciclo positivo de expansão e crescimento mental. Pelo mesmo prisma, desapontamento, insatisfação, e deterioração também nutrem um ao outro para criar um ciclo negativo de dor emocional, ansiedade e depressão. 


 
Para satisfazermos nossas necessidades e alcançar nossos objetivos, é preciso haver um certo nível de correspondência entre o ambiente mental interno e o externo. (chorar, por exemplo, é uma maneira de compensar a falta de equilíbrio entre o ambiente interno externo). Saber a série de passos mais apropriados em relação às condições prevalecentes é uma função do quanto nós aprendemos em relação ao quanto ainda resta para ser aprendido.

 

Quando nós, continuamente, argumentamos em defesa da situação atual, defendendo que nós acreditamos que já sabemos, o ambiente continuará a nos ameaçador através de stress e ansiedade. O ambiente externo se torna ameaçador quando nos é oferecido mais sobre a natureza de como as coisas são e nós estamos, simplesmente, nos recusando a aprender. Para nos defender de informação intrusiva do ambiente requer energia. Esse investimento em energia é comumente chamado de stress.

 

A mais simples definição de stress é o que sentimos quando bloqueamos informação do ambiente. Em termos físicos, é como andar contra o vento. Vale lembrar que aprender é uma função automática do ambiente físico, ou seja, o que sabemos fica obsoleto rapidamente. 
 

 

Conceitos para lembrar 
 

  • Emoções positivamente carregadas: amor, alegria, felicidade, confiança, paz, aceitação.
  • Emoções negativamente carregadas: medo, raiva, ódio, inveja, desapontamento, confusão, impaciência, stress, ansiedade, traição, culpa, vergonha.
  • Ilusões: negações, racionalizações, intelectualizações, distorções.
  • Intenções: objetivos, aspirações Expectativas: desejos, demandas 
     

 

- Auto-controle - Ganância - Coragem

- Auto-disciplina - Expectativas - Hesitação

- Crenças - Necessidades - Sonhos

- Pensamentos - Atrações - Memórias 

 

 

 

Veja também: Auto-sabotagem

Voltar
Aguarde..